terça-feira, 4 de setembro de 2012

Os símbolos do Espírito Santo 04 do 09 de 2012

Os símbolos do Espírito Santo – Um artigo de Aldo Lisbão


E João testificou, dizendo: Eu vi o Espírito descer do céu como pomba, e repousar sobre ele”.(Jo 1:32)
Os símbolos bíblicos do Espírito Santo são a água, o fogo, o vento, o óleo e a pomba.
O “Espírito de Deus” é no Antigo Testamento a atividade de Deus, a Sua ação na história sempre foi eficaz e, ao mesmo tempo, sempre discreta. Por isso são precisos símbolos para identificar a ação de Deus por meio do Seu Espírito Santo.
A ÁGUA
“Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre.”  (João 7 : 38)
Água é símbolo em todas as culturas antigas de purificação, renascimento, fecundidade… A Criação está marcada por este símbolo, já que “o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas” (Gen 1, 2). E no tempo de Noé, é pela água que Deus atua na recriação da Humanidade que entretanto se tinha corrompido, observe na expressão do versículo, “…e cresceram as águas e levantaram a arca, e ela se elevou sobre a terra.” (Gen 7:17). Foi nesta arca que estava protegido o projeto de Deus para a humanidade. João Baptista por sua vez, era com o batismo nas águas do Jordão que preparava a chegada do Messias. E ainda hoje a igreja do Senhor utiliza a água para celebrar o Batismo, Aja vista, ser uma ordenança do próprio Senhor. “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;” (Mt 28 : 19)
O FOGO
“E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.”  (Atos 2 : 3)
O fogo é símbolo de todo o mistério, o maravilhoso intocável, o que assume o poder de transformar em si próprio tudo o que toca. No deserto, o povo era iluminado por uma coluna de fogo durante a noite (Ex 13,21), e o novo povo de Deus é também conduzido pelo fogo do Espírito Santo que abrasa e ilumina a partir da experiência Pentecostal. (At 2: 3).
O VENTO
“E porei em vós o meu Espírito, e vivereis, e vos porei na vossa terra; e sabereis que eu, o SENHOR, disse isto, e o fiz, diz o SENHOR.”  (Ezequiel 37 : 14)
O vento é o que atua sem ser visto, está presente em todos os lugares sem se conseguir agarrar, “sopra onde quer, ninguém sabe de onde vem nem para onde vai, mas todos escutam a sua voz” “O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.”  (João 3 : 8). O profeta Elias, estava escondido com medo da rainha Jezabel, foi numa brisa suave do vento que percebe a presença de Deus, como de uma voz mansa e delicada “E sucedeu que, ouvindo-a Elias, envolveu o seu rosto na sua capa, e saiu para fora, e pôs-se à entrada da caverna; e eis que veio a ele uma voz, que dizia: Que fazes aqui, Elias? Aleluia! (1Rs 19: 13). O profeta Ezequiel descreve a visão de um campo de ossos ressequidos aos quais Deus envia uma brisa suave, um vento que os percorre e revigora trazendo-os à vida. “E ele me disse: Profetiza ao espírito, profetiza, ó filho do homem, e dize ao espírito: Assim diz o Senhor DEUS: Vem dos quatro ventos, ó espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam”. (Ez 37: 9). “Espírito” em hebraico diz-se “Ruah”, que significa mesmo “vento”, “aragem”. E tem também o significado de “hálito” ou “alento” de vida. O Ruah Iahvé – Espírito de Deus – é o Hálito que sai da boca de Deus como alento de Vida: “Deus insuflou no barro amassado o seu Ruah – hálito, alento, respiração – e o Homem tornou-se um Vivente! (Gn 2: 7). Também Jesus Ressuscitado “soprou sobre os Apóstolos, dizendo-lhes: Recebei o Espírito Santo!” (Jo 20, 22). Sim, o Espírito Santo é o Alento de Vida de Jesus Ressuscitado.
O ÓLEO
“Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude; o qual andou fazendo bem, e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele.”  (Atos 10 : 38)
O óleo é símbolo do vigor, da força, da cura e da eleição. Na Grécia antiga, por exemplo, os participantes nos jogos olímpicos untavam-se com óleo – azeite virgem – para tonificar os músculos, dar vigor e beleza ao seu corpo. Esse mesmo óleo era utilizado por todos os povos da antiguidade para curar feridas abertas, pelas suas propriedades cicatrizantes. Além disso, a unção com óleo sobre a cabeça era o símbolo privilegiado da eleição divina de alguém, A Bíblia diz que Samuel pegou no chifre  cheio de óleo e ungiu David. “Então Samuel tomou o chifre do azeite, e ungiu-o no meio de seus irmãos; e desde aquele dia em diante o Espírito do SENHOR se apoderou de Davi; então Samuel se levantou, e voltou a Ramá.”  (I Sm 16 : 13) A partir desse momento, o Espírito de Deus apoderou-se dele  Ainda hoje, muitas igrejas usam a unção com óleo como símbolo desta consagração ao Espírito Santo no ato do Batismo para Confirmação, e também nos Doentes; alías, era uma prática de Jesus ungi os doentes com óleo. “E expulsavam muitos demônios, e ungiam muitos enfermos com óleo, e os curavam.”  (Mc 6 : 13). Os nomes “Messias” e “Cristo” significam em hebraico e grego “Ungido”, têm por base esta simbologia bíblica da unção-eleição de alguém por parte de Deus para realizar o Seu Projeto.
A POMBA
E João testificou, dizendo: Eu vi o Espírito descer do céu como pomba, e repousar sobre ele”.(Jo 1:32)
A pomba é o símbolo da leveza, da agilidade e das boas notícias. “No princípio, o Espírito de Deus pairava sobre as águas” (Gen 1: 2), e por que será que foi justamente uma pomba a dar a Noé a Boa Notícia da Recriação? (Gen 8:8-12). No batismo de Jesus, “o Espírito Santo desceu na forma de uma pomba sobre ele”, símbolo da unção messiânica confirmada por Deus, de quem se ouve a voz: “Tu és o meu filho muito amado; em quem me comprazo”. “O Meu agrado” (Lc 3: 22). Os símbolos servem para dizer o “importante não evidente”. No entanto, o Espírito Santo não é uma “coisa”, mas uma Pessoa.
Os símbolos do Espírito Santo são chaves para o entendimento de sua obra em nosso favor. O vento, como símbolo, fala da natureza invisível do Espírito Santo. A água assim como o fôlego, é necessária para o sustento da vida. O fogo, o aspecto purificador, a Bíblia diz que uma brasa foi tirada do altar para purificar os lábios do Profeta Isaias. (Is 6:6-7). O óleo, Pedro em seu sermão diante de Cornélio declara: “Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude.”(At 10:38). Citando Isaias 61.1,2, Jesus proclama: “O Espírito do SENHOR é sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres” (Lc 4:18). A Pomba, O Espírito Santo desceu sobre Jesus na forma de uma pomba, segundo o relato dos quatro evangelhos.

______________________________________________________________________
Referencia:
HORTON, Stanley M. (Ed) Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. 1º ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1996, pgs 387-389


Aldo Lesbão de Souza, é formado em Teologia Sistemática pela EETEQS de Jundiaí/São Paulo , é também formado no CPO (curso de preparação de obreiros) da mesma Escola Teológica. Dirigente da EBD (Escola Bíblica Dominical), no Ernesto Geisel, em João Pessoa, e atualmente está em fase de conclusão no curso de Teologia Ministerial pela CETAD-PB (Centro de Estudo Educacional Teológico da Assembleia de Deus na Paraíba)

Nenhum comentário:

Postar um comentário