Igreja Evangélica Assembleia De Deus
Rua:do comércio N :52 Cúpissura - Caaporã-PB
Pr : Presidente José cárlos de lima
Pr : local : Samuel mota
A paz do Senhor meus amados irmãos de Caaporã,Cúpissura , Paraiba e do Brasil e do
mundo queremos passa para todos nossa progamacão
segunda feira : Oração istrução.
terça feira : Circulo de oração no templo sede manhã , tarde e a noite
evangelização no Pitanga e na Rua da Areia.
Quarta feira : Circulo de oração em Retirada e culto da Fámilia a noite no templo
sede.
Quinta feira : Circulo de oração em Muito Rios , Emçaio do Coral no templo
sede e a noite evangelização nas ruas.
Sexta feira : Circulo de oração no Barreiro a tarde e a noite Doutrina no templo
sede
Sábado : inçaio das Crianças a tarde e o programa de radio na Caaporã
FM 98.5 atarde A parti das 14:00 ate as 15;30 e a noite Escola dominical no
templo sede.
Domingo : inçaio da Mocidade no templo sede pela manhã e a tarde
evangelização na ruas.
Primeiro Domingo do Més : Culto de Missão no templo sede.
Segundo Domingo do Més : Culto de Missão em Retirada.
Terceiro Domingo do Més : Culto de Missão em Muito Rios.
Quarto Domingo do Més : Culto de Missão no Barreiro.
Atenciosamente : Pasto Local
Samuel mota
Secretario de Missão o irmão Genivaldo o popular irmão Cuca para meditação de todos eu deixo
Em Marcos : C:16 V:15 Que diz Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda a criatura?
segunda-feira, 29 de outubro de 2012
terça-feira, 23 de outubro de 2012
Mensagens do secretário 23;10;2012
Não se afaste de Jerusalém
Mensagens do secretário de missão de Cupissura
“Naquele mesmo dia, dois deles estavam de caminho para uma aldeia chamada Emaús, distante de Jerusalém sessenta estádios” (Lucas 24:13)
Eles caminhavam em direção a uma aldeia, que representava dor, e quanto mais eles se aproximavam daquela aldeia, mais eles se afastavam de Jerusalém, e Jerusalém quer dizer lugar de paz.
E a vida é exatamente assim, quando você se afasta de Deus, você começa a andar em direção à dor, sofrimento, destruição.
Tem gente que esta na igreja, que pensa, há eu fui abençoado, eu fui curado, quer tudo! Ela pensa que por causa daquela benção que ela recebeu, ela esta perto de Deus, ela não precisa fazer mais nada.
Você compreende isso?
Você vê que uma pessoa que se afasta de Jerusalém, ela começa a se enfraquecer, ai você não entende a razão pela quais as vezes você vê, poxa ela vai na igreja e Deus permitiu que acontecesse isso. O fato é o seguinte, o que Deus esta trazendo ao seu entendimento, é isso. O fato de você estar na igreja, ser membro ou ter um titulo na igreja, isso espiritualmente falando não diz nada. Isso não é garantia de nada, isso não garante absolutamente nada, a única coisa que garante a sua proteção, a sua salvação a sua vitória mediante aos problemas é justamente isso, que você não se afaste de Jerusalém, e que você tenha o poder de Deus na sua vida.
Agora não confunda uma coisa com a outra, as pessoas confundem, elas dizem assim: poxa como eu fui abençoado nessa igreja, eu não tinha nada e agora eu tenho tudo, e ela pensa que isso é sinônimo de relacionamento com Deus, o fato de ela ter sido abençoada isso não quer dizer que ela tem o Espirito Santo, quantas pessoas chegaram aqui e de repente no primeiro dia nem convertidos eram e foi abençoado, você já viu isso varias vezes, viu ou não viu? Nem liberto estavam, mais foi através da fé que ela conquistou algo que ela fez que chamo a atenção de Deus.
E diz aqui assim : “E iam conversando a respeito de todas as coisas sucedidas” (Lucas 24:14)
“Aconteceu que, enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e ia com eles.” (Lucas 24:15)
“O seus olhos, porém, estavam como que impedidos de reconhecer.” (Lucas 24:16)
Você esta vendo, é a reação, quando ela se começa as se afastar de Deus, ainda que Deus esteja presente naquela situação, de repente querendo usar o problema ou a dificuldade para abençoa-la, mais em momento algum ela reconhece a presença de Deus naquele momento, ela só vê coisa ruim.
“Então, lhes perguntou Jesus: Que é isso que vos preocupa e de que ides tratando à medida que caminhais? E eles pararam entristecidos.” (Lucas 24:17)
Você esta vendo, uma pessoa distante de Deus ela anda preocupada, você esta preocupada? Cuidado em, porque as vezes o seu problema pode esta te afastando de Deus, entrega tudo nas mãos de Deus e corre para os braços dele.
“Um, porém chamado Cleopas, respondeu, dizendo: És o único, porventura, que, tendo estado em Jerusalém, ignoras as ocorrências destes últimos dias?“ (Lucas 24:18)
“Ele lhes perguntou: Quais? E explicaram: O que aconteceu a Jesus, o Nazareno, que era varão profeta, poderoso em obras e palavras, diante de Deus e de todo povo,” (Lucas 24:19)
“E como os principais sacerdotes e as nossas autoridades o entregaram para ser condenado à morte e o crucificaram. “ (Lucas 24:20)
“Ora, nós esperávamos que fosse ele quem havia de redimir a Israel; mas, depois de tudo isto, é já este o terceiro dia desde que tais coisas sucederam.”(Lucas 24:21)
A distancia de Deus era tamanho que olha a besteira que eles falaram, eles disseram em outras palavras: Eu pensei que ele que ia resolver o nosso problema, eu pensei que Jesus ia ser nosso salvador, o salvador da pátria. Você sabia que tem gente dentro da igreja que pensa a mesma coisa, tem gente que esta aqui, que tem ate a esperança de ter uma vida melhor, mais quer saber a verdade, dentro dela, nem ela mesmo acredita que Jesus pode fazer algo por ela. Mais porque dessa duvida? porque tem dado mais ouvido para o problema do que para a voz de Deus, muitas vezes a conversa dela é só problema, só abre a boca pra dizer: há minha vida não tem jeito não, eu sou uma derrota mesmo. De repente alguém fala alguma coisa boa pra ela, e ela diz: há você acha que isso vai acontecer comigo mesmo, estou cansada de ser enganada.
“É verdade também que algumas mulheres, das que conosco estavam, nos surpreenderam, tendo ido de madrugada ao túmulo;“ (Lucas 24:22)
... “E aconteceu que, quando estavam à mesa, tomando ele o pão, abençoou-o e, tendo-o partido, lhes deu;” (Lucas 24:30)
“Então, se lhes abriram os olhos, e o reconheceram; mas ele desapareceu da presença deles.”(Lucas 24:31)
Amem
segunda-feira, 1 de outubro de 2012
Mensagens do sec de missão de cupissura
É difícil caminhar quando o vento é contrário? Mensagens do sec de missão de cupissura Irmão Genivaldo O popular Irmão Cuca
01 10 2012
“Logo a seguir, compeliu Jesus os discípulos a embarcar a passar adiante dele para o outro lado, enquanto ele despedia as multidões”. (Mateus 14:22)
“E, despedidas as multidões, subiu ao monte, a fim de orar sozinho. Em caindo a tarde, lá estava ele, só.” (Mateus 14:23)
“Entretanto, o barco já estava longe, a muitos estádios da terra, açoitado pelas ondas, porque o vento era contrário.” (Mateus 14:24)
Tem muitos momentos na vida da gente, que enfrentamos esse vento, é verdade ou não é? É bom quando o vento está a favor, quando tudo da certo, é bom assim não é?
É difícil caminhar quando o vento é contrário, tem que se fazer mais força, demanda mais força da gente, você já andou com o vento contrário, já correu com o vento contrário, cansa mais, não cansa? Mais você chega? Chega se persevera, às vezes você passa por situações assim, onde aparentemente está tudo dando errado, e não tem ninguém pra te puxar.
É geralmente quando o vento é contrário, aqueles que estavam ao seu lado quando o vento era favor, esses desaparecerão , quando o vento é contrário na sua vida, você costuma a ficar sozinho, fisicamente falando. Engraçado que quando o vento está contrário a você, todo mundo desaparece, mais quando o vento começa ficar a favor, ai sim aparecem aqueles que se diziam amigos seu, dizendo: eu sabia que você ia conseguir que tudo ia dar certo. Mentiroso!
É, por que não veio quando o vento estava contrário? Quando o vento é a favor, amigo é o que não falta meu caro, gente pra te abraça é o que não falta. Você que já passo um vento contrário na sua vida, e depois o vento ficou a favor, sabe muito bem do que estamos falando. Ou se de repente não chegou o vento a favor se prepara porque o vento contrário vai passar.
“Na quarta vigília da noite, foi Jesus ter com eles, andando por sobre o mar.” (Mateus 14:25)
“E os discípulos, ao verem-no andando sobre as água, ficaram aterrados e exclamaram: É um fantasma! E, tomados de medo, gritaram.“ (Mateus 14:26)
Tem situações que você passa na vida, até situações difíceis, que aquilo ali é permissão de Deus, você compreende isso? Então espiritualmente falando as dificuldades, ou seja, o vento contrário na verdade é um bom momento para você que é de Deus, para os que não são de Deus, certamente não, aquele ali é o momento da derrota, mais para aqueles que são escolhidos de Deus, é no vento contrário que ele se faz forte.
“Mas Jesus imediatamente lhes disse: Tende bom ânimo! Sou eu. Não temais!” (Mateus 14:27)
“Respondendo-lhe Pedro, disse: Se és tu, Senhor, manda-me ir ter contigo, por sobre as águas.” (Mateus 14:28)
“E ele disse: Vem! E Pedro, descendo do barco, andou por sobre as águas e foi ter com Jesus.” (Mateus 14:29)
“Reparando, porém, na força do vento, teve medo; e, começando a submergir, gritou: Salva-me, Senhor!“ (Mateus 14:30)
Agora repare em uma palavra que esta no começo do versículo acima, “Reparando” , essa palavra é a que muitas vezes te afasta do alvo, te tira da rota, faz você fica patinando, andando sem chegar a lugar algum. Ao em vez de você manter seus olhos fixos aonde você quer chegar, ou seja em Jesus, você tem ficado reparando no que as pessoas falam para você, e é exatamente isso que tem feito você patinar tanto. O Deus que foi contigo naquele vento contrário, Ele deseja ser contigo hoje, a sua caminhada não terminou ainda não.
“E, prontamente, Jesus, estendendo a mão, tomou-o e lhe disse: Homem de pequena fé por que duvidaste?” (Mateus 14:31)
“Subindo ambos para o barco, cessou o vento.” (Mateus 14:32)
“E os que estavam no barco o adoraram, dizendo: Verdadeiramente és filho de Deus!” (Mateus 14:33)
A todo tempo olha pra Jesus, Amem?
01 10 2012
“Logo a seguir, compeliu Jesus os discípulos a embarcar a passar adiante dele para o outro lado, enquanto ele despedia as multidões”. (Mateus 14:22)
“E, despedidas as multidões, subiu ao monte, a fim de orar sozinho. Em caindo a tarde, lá estava ele, só.” (Mateus 14:23)
“Entretanto, o barco já estava longe, a muitos estádios da terra, açoitado pelas ondas, porque o vento era contrário.” (Mateus 14:24)
Tem muitos momentos na vida da gente, que enfrentamos esse vento, é verdade ou não é? É bom quando o vento está a favor, quando tudo da certo, é bom assim não é?
É difícil caminhar quando o vento é contrário, tem que se fazer mais força, demanda mais força da gente, você já andou com o vento contrário, já correu com o vento contrário, cansa mais, não cansa? Mais você chega? Chega se persevera, às vezes você passa por situações assim, onde aparentemente está tudo dando errado, e não tem ninguém pra te puxar.
É geralmente quando o vento é contrário, aqueles que estavam ao seu lado quando o vento era favor, esses desaparecerão , quando o vento é contrário na sua vida, você costuma a ficar sozinho, fisicamente falando. Engraçado que quando o vento está contrário a você, todo mundo desaparece, mais quando o vento começa ficar a favor, ai sim aparecem aqueles que se diziam amigos seu, dizendo: eu sabia que você ia conseguir que tudo ia dar certo. Mentiroso!
É, por que não veio quando o vento estava contrário? Quando o vento é a favor, amigo é o que não falta meu caro, gente pra te abraça é o que não falta. Você que já passo um vento contrário na sua vida, e depois o vento ficou a favor, sabe muito bem do que estamos falando. Ou se de repente não chegou o vento a favor se prepara porque o vento contrário vai passar.
“Na quarta vigília da noite, foi Jesus ter com eles, andando por sobre o mar.” (Mateus 14:25)
“E os discípulos, ao verem-no andando sobre as água, ficaram aterrados e exclamaram: É um fantasma! E, tomados de medo, gritaram.“ (Mateus 14:26)
Tem situações que você passa na vida, até situações difíceis, que aquilo ali é permissão de Deus, você compreende isso? Então espiritualmente falando as dificuldades, ou seja, o vento contrário na verdade é um bom momento para você que é de Deus, para os que não são de Deus, certamente não, aquele ali é o momento da derrota, mais para aqueles que são escolhidos de Deus, é no vento contrário que ele se faz forte.
“Mas Jesus imediatamente lhes disse: Tende bom ânimo! Sou eu. Não temais!” (Mateus 14:27)
“Respondendo-lhe Pedro, disse: Se és tu, Senhor, manda-me ir ter contigo, por sobre as águas.” (Mateus 14:28)
“E ele disse: Vem! E Pedro, descendo do barco, andou por sobre as águas e foi ter com Jesus.” (Mateus 14:29)
“Reparando, porém, na força do vento, teve medo; e, começando a submergir, gritou: Salva-me, Senhor!“ (Mateus 14:30)
Agora repare em uma palavra que esta no começo do versículo acima, “Reparando” , essa palavra é a que muitas vezes te afasta do alvo, te tira da rota, faz você fica patinando, andando sem chegar a lugar algum. Ao em vez de você manter seus olhos fixos aonde você quer chegar, ou seja em Jesus, você tem ficado reparando no que as pessoas falam para você, e é exatamente isso que tem feito você patinar tanto. O Deus que foi contigo naquele vento contrário, Ele deseja ser contigo hoje, a sua caminhada não terminou ainda não.
“E, prontamente, Jesus, estendendo a mão, tomou-o e lhe disse: Homem de pequena fé por que duvidaste?” (Mateus 14:31)
“Subindo ambos para o barco, cessou o vento.” (Mateus 14:32)
“E os que estavam no barco o adoraram, dizendo: Verdadeiramente és filho de Deus!” (Mateus 14:33)
A todo tempo olha pra Jesus, Amem?
as pequenas coisas
"Não sabem
que, quando vocês se oferecem a alguém para lhe obedecer como escravos,
tornam-se escravos daquele a quem obedecem: escravos do pecado que leva à
morte, ou da obediência que leva à justiça?" (Romanos 6:16)
Quando eu
era garoto, eu colecionava cobras. Eu pensava que elas eram legais e as
tive em todos os tipos e tamanhos. Eu conheci um homem que colecionava
cobras venenosas e trabalhou em um tipo de jardim zoológico. Eu
realmente o admirava. Ele havia sido mordido por uma cobra-tigre que é a
cobra mais venenosa na Terra, pior que qualquer outra. Este homem
sobreviveu à picada, porque ele tomava soro e tinha desenvolvido uma
imunidade ao veneno da cobra-tigre. Como resultado, este homem
basicamente pensou que era indestrutível, que cobra alguma jamais iria
derrubá-lo. Ele realmente tinha cobras cujas presas não haviam sido
retiradas à solta em sua casa. Um dia em sua casa, ele foi mordido por
uma cobra e não percebeu até mais tarde, quando sua perna começou a
inchar. Ele foi levado às pressas para o hospital e morreu. Este homem
pensou que, porque ele tinha sobrevivido à mordida de cobra-tigre, ele
não precisaria se preocupar com cobras. Isso foi a sua ruína.
Muitas vezes
são as pequenas coisas que nos derrubam. Alguns cristãos pensam: "Posso
lidar com isso. Eu sou forte. Eu nunca vou cair." Mas precisamos ser
cuidadosos. Quando nos sentimos mais seguros de nós mesmos, quando
pensamos que a nossa vida espiritual é a mais forte, nossa doutrina é a
mais sólida, nossa moral é a mais pura, devemos estar mais atentos e
mais dependentes do Senhor. Às vezes, o cristão fraco não está em perigo
tão grande como o mais forte, porque as nossas virtudes mais fortes
podem ser nossas maiores vulnerabilidades.
Fonte: Devocionais Diários
Eu não acredito em você
Eu não acredito em você
Durante muitos anos da sua vida ou até mesmo até os dias de hoje, pode ser que você tenha ouvido essa frase de muitos lugares e de muitas pessoas: Eu não acredito em você!
Pode ser que nem você mesmo acredite em você. Afinal, quem melhor do que a gente pra dizer se somos confiáveis ou não? Tantos projetos inacabados, tantas promessas não cumpridas, tantos planos frustrados, quem nos daria um voto de confiança?
A vida é cruel. Somos julgados por muitas ações que cometemos e, em muitas delas não tínhamos a intenção de fazer errado, mas fomos interpretados de forma incorreta e acabamos recebendo “toda culpa do mundo” por algo que não era para ser assim. Somos magoados e com isso nos isolamos em nosso mundinho, fugindo de tudo e de todos. Como forma de defesa, nós atacamos e com isso começamos a julgar.
Fomos tantas vezes julgados de forma errada que o que nos resta agora é seguir os mesmos passos e também assumir a forma de um magistrado e tecer sentença de condenação.
Eu não acredito em você! Agora são palavras que brotam dos nossos lábios. Não acredito mais nos homens, nas mulheres. Não acredito mais no governo e tampouco no Brasil. Nos pastores e líderes então, aí que não acredito mesmo! A raiva surge, a alma grita e, em confronto com o espelho você sabe que queria crer, mas será que se tem força para acreditar em alguém ou em si mesmo?
Nem sempre se tem força, coragem ou reação. São tantos empecilhos que nos acostumamos com nossa postura e assumimos a inércia como estilo de vida. Mas não foi pra isso que você foi criado.
Quando os céus e a terra se reuniram numa sinfonia gloriosa só para ver o seu nascimento, os anjos cantavam e o PAI se alegrava por mais um filho vir ao mundo. A terra, os anjos, o PAI, todos eles acreditam em você e sabem do seu potencial. Você é que esquece disso.
Como centro e primícia da criação, você é a obra mais especial que existe ou existirá em todo o universo. O próprio Deus se fez carne e morreu em seu lugar porque ELE ACREDITOU EM VOCÊ!
Tem um versículo na Bíblia que enche os meus olhos de lágrimas toda vez que leio:
“Ele verá o fruto do seu penoso trabalho, e ficará satisfeito” (Isaías 53:11)
Sabe o que significa isso? Mesmo que você erre, peque ou até mesmo que você não mais acredite em si mesmo, ELE acredita, e acredita tanto que fica satisfeito com você.
O penoso trabalho de Jesus, suas dores, chicotadas e a crucificação, valeram a pena quando Ele olha pra você. Ele acredita em você!
Mude seu foco, abra seu coração. Se quem te fez disse que você vale a pena, ninguém mais poderá dizer o contrário.
Volte-se para Jesus. Entregue suas dores e medos para Ele. Deixe-O cuidar de tudo. Simplesmente se renda.
Eu acredito em você – Diz o Senhor.
Na paz d’Aquele que nunca desistiu e nem desistirá de nós.
Fonte: Felipe Heiderich em seu
Sementes dos tempos bíblicos
Sementes dos tempos bíblicos germinam após 2 mil anos
Achados por arqueólogos, caroços de tâmara de Israel tiveram sua idade comprovada em análise de carbono-14
Cientistas
israelenses plantaram sementes de tâmara (como as da foto acima) com
mais de 2 mil anos, encontradas em uma escavação arqueológica em
Massada, próximo ao Mar Morto. Uma das sementes germinou, e a tamareira
está em franco crescimento.
As sementes
foram encontradas em 1963 por arqueólogos que escavavam uma antiga
fortaleza de Herodes. As tâmaras da área, muito famosas por seu sabor
especial e propriedades benéficas à saúde, eram o principal produto
exportado pela região há 2 milênios.
Sucessivas
guerras, grandes secas e invasões prejudicaram a cultura local das
tâmaras, até as plantações desaparecerem há cerca de 800 anos.
Recentemente,
uma equipe de botânicos do Centro de Pesquisa de Medicina Natural Louis
L. Borick, da Organização Médica Hadassah, referência em estudos de
plantas medicinais, resolveu testar algumas das sementes encontradas.
Elas foram entregues à agrônoma Elaine Solowey, do Centro de Agricultura
Sustentável do Instituto Arava, cuja equipe realizou o plantio. Uma das
sementes germinou como se fosse nova, normalmente, e foi apelidada pelo
grupo como Matusalém, em referência ao longevo personagem bíblico.
O caroço de
tâmara germinou após 8 semanas. A planta é bem semelhante às atuais
tamareiras (um tipo de palmeira, como a da foto acima), exceto por
pequenos pontos brancos que apareceram nas primeiras folhas.
Os
cientistas acreditam que o clima seco e quente da região em que as
sementes foram encontradas ajudaram na conservação, e prosseguem os
estudos para ver se elas são de uma espécie extinta de tamareira – que
será reintroduzida em Israel, se for o caso. Cruzá-la com espécies
atuais poderia possibilitar a criação de plantas mais resistentes a
secas.
As sementes
de tamareira de Massada foram submetidas à análise de carbono-14, e foi
comprovado que têm entre 1.995 e 2.110 anos. Anteriormente, a mais
antiga que cientistas conseguiram fazer germinar (com a idade
seguramente comprovada pelo carbono radioativo) foi uma de flor de lótus
com cerca de 1,3 mil anos.
A árvore foi
replantada em um vaso maior e permanece no Instituto Arava, no kibbutz
de Ketura, para ser melhor estudada. Em breve, os cientistas poderão
descobrir o famoso sabor das tâmaras israelenses dos tempos bíblicos.
Fonte: Arca Universal
Como identificar um pregador confiável
Como identificar um pregador confiável
Há duas
semanas mencionei em meu sermão que Deus faz os cristãos crescerem ao
alimentá-los com sua Palavra. Uma forma de ele fazer isso é provendo sua
igreja com mestres e pregadores. Isso significa que, se vamos crescer,
precisamos nos assentar aos pés de portadores confiáveis da verdade de
Deus. Isso, entretanto, levanta a questão: como podemos identificar um
portador autêntico da verdade de Deus? A Bíblia deixa claro que existem
muitos portadores desonestos de uma suposta verdade. Satanás se disfarça
de anjo de luz procurando enganar. Portanto, precisamos de muito
discernimento bíblico aqui. Só porque um mestre ou pregador vem em nome
de Jesus com a Bíblia debaixo de seu braço não significa automaticamente
que ele é confiável.
Felizmente,
tanto a Bíblia quanto a história da igreja nos dão alguma direção aqui.
Portanto, quero te munir com uma lista breve de cinco questões (baseadas
nos cinco solas da Reforma) que podem te ajudar a discernir a
autenticidade de um pregador ou mestre em particular.
Questão 1 (Sola Scriptura):
O pregador baseia tudo o que ele diz na Bíblia? Em outras palavras, ele
parte da autoridade e suficiência da Escritura? Um portador confiável
da verdade de Deus procura se deleitar, meditar profundamente e expor, a
partir da Bíblia. Ele parte da Bíblia. Tudo que ele diz flui do que uma
passagem particular da Bíblia diz. Eles não usa a Bíblia simplesmente
para sustentar o que ele quer dizer. Isto é, ele se submete ao que a
Bíblia diz, não procura submeter a Bíblia ao que ele diz. Ele se
preocupa tanto com o Antigo quanto com o Novo Testamento. Ele se recusa a
tirar os versos do contexto. Ele reconhece a unidade da Bíblia. Ele
reconhece que tanto o Antigo Testamento quanto o Novo Testamento contam
uma história e apontam para uma pessoa, a saber: Deus salva os pecadores
através da obra consumada de seu filho Jesus Cristo.
Questão 2 (Sola Gratia):
O pregador enfatiza livremente que, devido ao pecado, uma relação
correta com Deus só pode ser estabelecida pela graça de Deus somente?
Cuidado com qualquer doutrina que enfatiza a capacidade do homem acima
da capacidade de Deus; a liberdade do homem acima da liberdade de Deus; o
poder do homem acima do poder de Deus; a iniciativa do homem acima da
iniciativa de Deus. Cuidado com qualquer doutrina que sutilmente ensina
que um relacionamento correto com Deus depende, no fim de tudo, da
resposta humana acima da soberania divina.
Questão 3 (Sola Fide): O
pregador enfatiza que a salvação não é alcançada pelo que fazemos, mas
que é recebida pela fé no que Cristo já fez? Têm-se afirmado
corretamente que existem na verdade apenas duas religiões: a religião da
ação humana e a religião da ação divina. O pregador enfatiza a primeira
ou a última? Um portador confiável da verdade de Deus sempre destaca o
fato de que Deus salva os pecadores; pecadores não salvam a si mesmos.
Questão 4 (Sola Christus):
O pregador ressalta que Cristo é o mediador exclusivo entre Deus e o
homem? Ele afirma e proclama que Jesus é “o caminho, a verdade e a
vida”, e que ninguém vem ao Pai senão por Cristo? Ele fala sobre o
pecado e a necessidade de Cristo? Os pregadores devem aprender a
desvendar e apresentar a verdade do Evangelho a partir de todo texto
bíblico que eles pregam, de uma forma que resulte na exposição dos
ídolos da nossa cultura e dos ídolos do coração. A exposição fiel de
nosso verdadeiro Salvador a partir de cada passagem da Bíblia
dolorosamente revela todos os pseudossalvadores em quem confiamos,
pessoal e culturalmente. Todo sermão deveria revelar as maneiras sutis
em que, como indivíduos e como cultura, dependemos de coisas menores que
Jesus para nos dar segurança, aceitação, proteção, afeição, significado
e satisfação que apenas Cristo pode suprir. Desta forma, bons
pregadores devem constantemente mostrar o quão relevante e necessário
Jesus é; eles devem trabalhar duro para mostra que somos grandes
pecadores, mas Cristo é um grande Salvador.
Questão 5 (Soli Deo Gloria):
O pregador exalta a Deus acima de tudo? Um pregador confiável te levará
a maravilhar-se com Deus. Um portador verdadeiro da verdade de Deus
sempre te levará a encontrar a glória de Deus. Um mestre teocêntrico é
apenas isso: teocêntrico. Ele pregará e ensinará de maneira que você se
encontrará faminto e sedento de Deus. Você escutará sermão após sermão e
sairá com grandes impressões da personalidade divina, não grandes
impressões da personalidade humana.
Esse é só um
começo, mas eu espero que sirva como um recurso para que você determine
a autenticidade de certo mestre ou pregador.
Tradução: Josaías Jr no iPródigo
Fonte: Tullian Tchividjian em The Gospel Coalition
Assinar:
Postagens (Atom)